Até 1863, qualquer jogadores poderia usar as mãos para pegar a bola no ar e colocá-la no chão. E em vez das traves tradicionais, o gol era delimitado por dois postes de 28 centímetros de altura por 7 metros de comprimento (sem o travessão).
Em 1863, aconteceu uma reunião na Taberna Freemason, onde foi feita a separação entre Futebol e rugby. Ainda em 1863, estipulou-se que ao sofrer um gol, as equipes deveriam trocar de lado do campo.
Em 1865, foi criada a lei do impedimento, sendo que, para estar em condições legais de jogo, o jogador deveria ter no mínimo 3 defensores entre sua posição no ato do passe e a linha de fundo.
Em 1868, institucionalizou-se a presença do árbitro nos jogos.
Em 1870, estipulou-se o número de 11 jogadores para cada equipe e foi utilizada pela primeira vez uma bola redonda.
Em 1871, definiu-se o peso e características da bola, e foi autorizado a um dos jogadores defender a bola com as mãos, criando assim, a figura do goleiro.
Em 1872, foi demarcado 1/4 de círculo em cada vértice do campo para a cobrança dos escanteios.
Em 1873, estipulou-se que o arremesso lateral deveria ser cobrado com as mãos e em linha reta perpendicular à lateral do campo.
Em 1875, foi determinado o tempo de duração das partidas em 90 minutos, com a troca de campo a cada 45 minutos. Foi colocado um travessão de madeira sobre as traves no lugar da corda.
Em 1876, os árbitros passam a usar apito.
Em 1878, o arremesso lateral passa a ser executado em qualquer direção.
Em 1880, a bola passou a ser de couro, costurada à mão e dividida em gomos.
Em 1891, definiu-se a obrigatoriedade do uso das redes nas balizas, e foi instituído a cobrança de pênalti, em qualquer ponto da linha de 12 jardas.
Em 1896, é dado ao árbitro mais autoridade e responsabilidade determinando a aplicação das leis do futebol, deixando de ser então, apenas um tira-teima das reclamações das equipes.
Em 1902, determinou-se a marca para cobrança da penalidade máxima (pênalti). E foram adotadas as medidas atuais da grande e pequena área.
Em 1904, foi fundada a FIFA - Fedéracion Internationale de Foot-Ball Association.
Em 1907, houve a eliminação da posição ilegal do jogador que estivesse em seu campo defensivo.
Em 1913, houve a eliminação do impedimento na cobrança de arremesso lateral, e os goleiros ficaram proibidos de pegar a bola com as mão fora da área.
Em 1925, foi alterada a lei do impedimento, em que, para estar em condições legais de jogo, o número de defensores entre o jogador e linha de fundo, diminuiu de 3 para 2 no ato do passe.
Em 1936, criou-se a meia-lua, à frente da grande área para manter os jogadores afastados por 9,15 metros de distância da bola nas cobranças de pênalti.
Em 1970, foram utilizados pela primeira vez, os cartões amarelo e vermelho, durante a Copa do Mundo realizada no México.
Em 1990, não é mais constituído impedimento se o jogador estiver na mesma linha do penúltimo defensor.
Em 1993, é criada a área técnica dos treinadores, e o goleiro não pode mais pegar a bola com as mãos, recuada com os pés por um companheiro.
Em 1995, a circunferência máxima da bola é reduzida de 72 para 70 centímetros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário