quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Velocidade. Sprint. Leveza. Equipamento. Cronometragem. Explosividade. Arranque. Fases. Fisica.

Velocidade. Sprint. Leveza. Equipamento. Cronometragem. Explosividade. Arranque. Fases. Fisica.

Velocidade, tem de ser abordada de uma forma diferente da que abordamos a corrida de resistência. O equipamento tem de ser diferente, a motivação tem de ser outra, o estilo e tipo de treino tem de ser outro, o treino de ginásio (Não adianta fugir-lhe) tem de ser outro.

Na fisica há uma coisa chamada inércia, uma teoria criada pelo Galileu. A inércia diz, em termos muito leigos, que os corpos são "preguiçosos", ou seja, se estão em movimento tendem a continuar em movimento, se estão parados tendem a manter-se parados, e isto é tão verdade quanto maior for a massa (Peso) do corpo, ou seja, vai ser necessário uma força maior para mover um corpo que inicialmente se encontra parado, ou para parar um corpo que inicialmente se encontra em movimento, e, quanto maior for a massa do corpo, maior terá de ser a força para o impulsionar ou para o imobilizar.

Exemplos:

Um carro com um condutor e passageiro segue a 120km/h, imaginemos que a gaja vai a sacar um bico ao condutor e ele vai distraido, o carro sai da estrada e embate frontalmente num árvore (Coitada da gaja, parecia ser tão generosa e atenciosa), o que acontece é que o sistema [carro+passageiros] levava uma determinada energia cinética (Energia do movimento, é medida em Joules), ao embater na árvore essa energia cinética passou drasticamente para 0, o que acontece é que as pessoas que íam dentro do carro são projectadas para a frente por causa da inércia, ou seja, o seu corpo é preguiçoso demais para parar ao mesmo tempo que o carro pára, e dado isso, os corpos dos ocupantes seguem com a mesma velocidade que o carro levava antes de embater, mesmo quando este já se imobilizou por força do contacto com a árvore.

Exemplo:

Um ricaço com uma popstar, os dois num Enzo Ferrari que se encontra parado, a gaja invariavelmente vai a sacar-lhe um bico (Ganda marada, o carro ainda nem começou a andar e ela já vai agarrada ao abono de família), ele com o prazer perde a sensibilidade no pedal do acelerador, e como o carro é uma besta cheia de horsepower, aquilo arranca e vai dos 0 aos 100 em 3."qualquer-coisa" segundos (Não sei como é que ele pôs as mudanças, mas também não interessa). Acontece que os corpos deles, mais uma vez, são preguiçosos, ou seja, o carro vai acelerar de uma forma brutal e eles vão ser empurrados contra os bancos, é como se o carro avançasse, mas eles ficassem um pouco para trás, e depois sim, acompanhassem o movimento do carro. Agora imagina que ela é a Britney Spears, pesa 96,5Kg e tem uma BF de 98,3%, ou seja é muito mais pesada e massuda, ela vai sentir-se mais esmagada contra o banco do que digamos, a Kate Winslet se sentiria, pois esta é bem mais leve e menos massuda.

Exemplo: (Peço desculpa, mas já que vou lançado e gosto de explicar estas coisas...)

Vais de mota, uma Ducati das boas, tens a mania que és o Rossi e por isso, não levas capacete. Vamo-nos concentrar não no teu corpo inteiro, mas apenas na tua cabeça. É óbvio que ao fazeres uma curva a tua cabeça fica mais pesada e tens de fazer alguma força com os músculos do pescoço (É o efeito da força centrípeta, mas como vamos falar de sprint de velocidade, não vamos aprofundar isto, pois no sprint vamos em linha recta e não há curvas), agora imagina que levas capacete, a tua cabeça fica mais pesada e mais força tens de fazer de modo a que ela se mantenha sobre o centro de gravidade do teu corpo, e isto vem corroborar o que disse mais acima, quanto maior for a massa do corpo, mais inércia ele vai ter, e como tal, mais preguiçoso ele vai ser, no que toca a mudanças do seu estado de repouso para movimento e vice-versa.

Como é que se aplica isto ao conceito da corrida de velocidade?

Comecemos por colocar uma questão fundamental. Qual é o objectivo do sprint? Correr uma determinada distância, geralmente muito mais curta do que seria numa corrida de resistência, no mínimo de tempo possível. Então, o que temos de fazer para alcançar isso?

-Compreendemos e visualizamos o nosso objectivo, e isso passa por muita coisa. Passa por compreender qual é o nosso objectivo. Queres correr que distância? 100 metros? 200 metros? Qual é o tempo em que o queres realizar? 15 segundos? 14? 11,5? Recorde olímpico? São tudo questões que tens de colocar a ti próprio. Outra: O que estou disposto a fazer para cumprir o meu objectivo? Isto é algo que tenho mesmo de fazer ou é apenas um desafio pessoal?

-Arranjamos equipamento adequado para o efeito. Sapatilhas XPTO, calções curtos, um bom sitio para treinar, um cronómetro. Note-se que podes ter umas sapatilhas XPTOHZ, mas se não souberes o que lá andas a fazer, então é escusado.

-Compreendemos e aplicamos os conceitos da Fisica que expliquei ao longo deste post, e é aqui que eu creio que reside a grande questão.

1- Qual a diferença entre corrida de resistência e de velocidade? Na resistência quer-se um movimento controlado, quer-se uma respiração mais pausada, quer-se uma mentalidade de sofrimento, ao contrário da corrida da velocidade em que o movimento é mais descontrolado sem realmente o ser, ele é é explosivo, quer-se uma respiração constante, mas mais acelerada, quer-se uma mentalidade de esforço rápido e de curta duração.

2- Quais as etapas da corrida? Preparação (Inclui ser o mais rápido possível a responder ao disparo do oficial), arranque (Aqui temos a teoria da inércia aplicada ao máximo, o corpo está parado, vai precisar de uma força enorme para se colocar em movimento), ganho de velocidade, manutenção de velocidade, abrandamento e repouso. (Estes dois últimos já após a linha de chegada)

- Treinamos em conformidade com os nossos objectivos. O desporto em geral, quer queiramos que não, passa pela massa muscular pois é ela que nos coloca em movimento, e como tal, treinamos no ginásio ou onde nos aprouver. Que treino é que se quer no ginásio para este tipo de corrida? Quer-se treino de pernas e, em principio, muitas repetições, com movimento rápido e explosivo na fase de esforço, ou seja, em agachamentos descerias devagar e subirias rapidamente.

- Modelamos o nosso corpo de modo a maximizarmos o nosso rendimento, baseado naquilo que sabemos acerca da física e comportamento do corpo na situação de competição. Ou seja, foi dito que quanto mais pesado fores, mais dificuldade vais ter em arrancar e adquirir velocidade. Por isso, não te convém trabalhar músculos como o peito, ombro, bicep, e afins, convém-te fazer uma dieta em conformidade, e prestar muita atenção às mudanças que se efectuam nas tuas pernas à medida que o tempo passa. Musculos mais salientes? Pernas muito volumosas? Nota-se mais definição? Dores nas articulações? Nos tendões?

- Pesquisas, qual é a melhor postura para a corrida? A resistência do vento é importante? O que podes fazer para a minimizar? (Isto numa fase mais avançada)

-Suplementas caso queiras. Já foi dito por aqui que cada caso é um caso, e isso é bem mais verdade do que a maioria das pessoas pensa. Geralmente, sabe-se que a creatina deve ser tomada com proteína, no teu caso, creio que se quer creatina apenas e só a partir de uma fase mais avançada em que já te sintas a estagnar em termos de resultados. A creatina dá-te um boost que dura poucos segundos e que é perfeito para o tipo de objectivo que possas ter em mente.



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